skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com

QUAIS SÃO AS CAUSAS DOS PROBLEMAS DE SONO?

PROBLEMAS DE SONO,
o que são? 1,2

Toda a gente já teve uma má noite de sono! Mas a partir de que ponto podemos considerar que as más noites de sono são um verdadeiro problema? Em primeiro lugar, “ter uma má noite de sono” é muito subjetivo. Todos temos aquele amigo que diz que “dormiu mal” porque acordou a meio da noite, enquanto há quem desse tudo por ter uma noite em que só acordasse uma vez. Em segundo lugar, as razões que explicam uma má noite de sono variam muito de pessoa para pessoa. Há quem tenha dificuldades em adormecer, quem acorde várias vezes a meio da noite, quem acorde a meio da noite e já não consiga voltar a dormir ou quem simplesmente acorde demasiado cedo… Mesmo que o problema de sono varie, o resultado é o mesmo: a sensação de não ter descansado o suficiente, dificuldades de concentração, fadiga e sonolência durante o dia.  A questão é: quais são as causas destes problemas de sono?

QUAIS SÃO AS DIFERENTES CAUSAS
dos problemas de sono? 1,2

Nem sempre é fácil identificar a causa dos problemas de sono! Na verdade, há várias causas que podem justificar os problemas de sono. Contudo, as principais causas podem ser de natureza psicológica, fisiológica e circunstancial. Algumas delas são:
• Causas psicológicas: stress…
• Causas fisiológicas: alimentação desequilibrada, realização de exercício físico intenso à noite, excesso de cafeína ou álcool, utilização de ecrãs a horas tardias…
• Causas circunstanciais: barulho, luminosidade, calor, artigos de cama de fraca qualidade, trabalho durante a noite…
Depois de identificar a causa, é mais fácil corrigi-la e adotar um comportamento correto para trazer as boas noites de sono de volta.

Referências:

1. INSERM. Sommeil. Consultado em 25 de fevereiro de 2019
2. Inpes. Guide “Bien dormir, mieux vivre” – Le sommeil, c’est la santé. Conseils aux adultes. Consultado em 25 de fevereiro de 2019

Back To Top