skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com

TEM PROBLEMAS DE SONO? FAÇA ESTE TESTE E IDENTIFIQUE AS POSSÍVEIS CAUSAS DESSES PROBLEMAS

Todos nós temos hábitos quotidianos que podem causar pequenos problemas de sono, e nem sempre nos apercebemos disso. Os mais pequenos gestos ou hábitos quotidianos podem influenciar a qualidade do nosso sono ou fazer com que seja mais difícil adormecermos. Tem consciência disto?

Damos-lhe a oportunidade de testar os seus conhecimentos através de um questionário com frases verdadeiras e falsas relativas às diferentes causas possíveis de um sono de fraca qualidade. Para além de descobrir estas causas, vai poder mudar os seus comportamentos. Está na hora de ter um sono de qualidade!

1

UMA BOA REFEIÇÃO À NOITE
ajuda a adormecer.

FALSO. Se fizer refeições demasiado pesadas e ricas em proteínas e lípidos à noite, demorará mais a adormecer.

2

FAZER EXERCÍCIO FÍSICO
melhora a qualidade do sono.

VERDADEIRO e FALSO. Fazer exercício físico é bom para o sono. Contudo, se for feito perto da hora em que se deita, faz com que seja mais difícil adormecer. O ideal é fazer exercício físico entre duas a três horas antes de se deitar. Isto favorecerá o aparecimento do sono lento profundo e melhorará a qualidade do sono.

3

LER ARTIGOS NO TABLET, DEITADO NA CAMA,
ajuda a relaxar e a dormir melhor.

FALSO. Sim, é verdade: à noite, só conseguiremos adormecer se estivermos calmos e relaxados e “nos esquecermos” de tudo aquilo que nos preocupou durante o dia! No entanto, os ecrãs e atividades realizadas na Internet são, por vezes, demasiado estimulantes. Além disso, a ação direta da luz azul proveniente dos ecrãs mantém-nos em estado de alerta e faz com que seja mais difícil adormecermos.
O melhor é terminar o dia com um bom livro, revista ou música calma.
Ouça uma das nossas playlists do Spotify.

4

O CHÁ NÃO TEM QUALQUER IMPACTO
sobre o sono.

FALSO.  Desaconselhamos o consumo excessivo de chá, café ou refrigerantes com cafeína, sobretudo a partir da tarde. Tanto a teína como a cafeína podem excitar o organismo e fazer com que seja mais difícil adormecermos ou termos um sono de qualidade.

5

DEPOIS DE ADORMECER, O RESSONAR
não interfere com o sono.

FALSO. O barulho interfere muito com o sono. Se o sono for regularmente interrompido por barulhos como os do ressonar, será menos recuperador, mais leve e fracionado.

6

UMA TEMPERATURA DEMASIADO ELEVADA NO QUARTO
pode causar problemas de sono.

VERDADEIRO. Para dormir bem, a temperatura do seu quarto deve ser moderada: entre 18 e 20 °C.

7

BEBER UMA TISANA
ajuda a adormecer.

VERDADEIRO. Sim, beber uma tisana à noite é um ritual que pode prepará-lo para a noite de sono e ajudá-lo a adormecer mais rápido. No entanto, não deve beber demasiado, pois corre o risco de ter de se levantar a meio da noite.
Tisanas, leite morno, ler, relaxar… Escolha o ritual que lhe apetecer…

Referências:

1. Inpes. Guide “Bien dormir, mieux vivre” – Le sommeil, c’est la santé. Conseils aux adultes. Consultado em fevereiro de 2019

Back To Top